Filmes nacionais de adolescentes

Recentemente assisti ao filme Desenrola que basicamente fala sobre adolescente e todas as “dificuldades” dessa fase. O filme é bom e todos os clichês que devem existir no filme passam despercebidos.

Embalado nessa temática adolescente resolvi juntar a esse post outro filme que assisti, não tão recentemente nem tanto tempo atrás, que tem os adolescentes como base e também tem uma história muito boa: As melhores coisas do mundo.

Aprofundando nos temas do filme, Desenrola trata de uma garota chamada Priscila (Olívia Torres) que tem 16 anos e se acha uma garota normal demais, principalmente, quando repara em suas amigas. Quando sua mãe viaja a trabalho e ela fica sozinha em casa, decide que vai dar um jeito na sua caretice e vai fundo nessa idéia. Um trabalho em grupo na escola e uma viagem com amigos mudam para sempre as suas expectativas porque ela descobre que nem tudo é exatamente como dizem e a verdade pode ser bem diferente da realidade.

Desenrola trabalha com os estereótipos, onde o galã e o mocinho não são as mesmas pessoas, a garota moderninha também pode se der mal. Tendo um toque nos anos 80 e 90 com a trilha sonora que tem suas músicas dessa época e também com o walkman que se faz presente a todo o momento nos ouvidos de Priscila, o filme atrai os adolescentes a verem suas questões discutidas nos filmes e os adultos sentirem um tom nostálgico.

Já As Melhores Coisas do Mundo tem como personagem central um garoto, Mano (Francisco Miguez), que é um adolescente de 15 anos e vê seus pais, Camila (Denise Fraga) e Horácio (Zé Carlos Machado), estão se separando, o que afeta tanto ele quanto seu irmão mais velho, Pedro (Fiuk). Em meio a estas situações, Mano precisa lidar com os colegas de escola em momentos de diversão e também sérios, típicos da adolescência nos dias atuais.

O Bullyng é o grande problema que circula Mano na escola em que ele passa de criminoso a vítima. Ele e seus amigos sempre faziam brincadeiras com uma garota com jeitos masculinos, só que depois de se espalhar a história de que seu pai é gay, ele se vê do outro lado da história e passa a entender a situação.

A história que ocorre em casa pode ser a melhor parte do filme. Mostra Camila, tentando dar um rumo novo a própria vida e tentando auxiliar a dos filhos. E o pai, acusado pelos filhos de ser o causador da separação, tenta reconquistá-los e fazer com que eles aceitem sua opção.

Os dois filmes deixam os rostos famosos para os adultos e prefere mostrar os personagens adolescentes com caras novas. E vale ressaltar que os adolescentes têm cara de adolescente e não jovens altamente desenvolvidos.

Os dois filmes são ótimas pedidas, com uma trilha sonora boa pra conquistar os sonoros adolescentes e uma história tranqüila sem muita correria os dois filmes merecem ser procurados e assistidos.

Ps.: Vale lembrar que Fiuk e os outros atores que entraram em malhação e outras novelas da globo só vieram após a produção dos filmes.

This entry was posted in . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

  ©Vício de Comentar - Todos os direitos reservados.